Notícias

Fitch eleva Rating da Omni para ‘BBB(bra)’; Perspectiva Estável

Fitch Ratings – Nova York/São Paulo, 26 de setembro de 2017: A Fitch Ratings elevou, hoje, o Rating Nacional de Longo Prazo da Omni S.A. Crédito, Financiamento e Investimento (Omni) para ‘BBB(bra)’, com Perspectiva Estável, de ‘BBB-(bra)’ (BBB menos (bra)). Ao mesmo tempo, a agência afirmou o Rating Nacional de Curto Prazo em ‘F3(bra)’.


PRINCIPAIS FUNDAMENTOS DOS RATINGS NACIONAIS

A elevação do Rating Nacional de Longo Prazo se deve à melhora da rentabilidade e da qualidade da carteira da financeira, cuja estável estrutura de captação gera adequada liquidez e suporta um satisfatório nível de capitalização. Além disso, a vasta experiência em precificação e cobrança e melhora o desempenho em um desafiador ambiente operacional.

Os ratings da Omni também consideram a expertise da empresa em seu principal nicho de negócio — financiamento de veículos (sobretudo veículos leves, caminhões e utilitários com mais de dez anos de uso) para classes de menor poder aquisitivo (C e D), segmento menos visado pela concorrência.
As classificações também consideram o modelo de negócios da Omni, sustentado por sólidos sistemas de informações gerenciais e controles de risco, necessários ao nicho de financiamento de veículos usados. Na avaliação do rating, a Fitch também contemplou o pequeno porte da Omni, sua alavancagem e o segmento de atuação, mais suscetível a flutuações econômicas, que podem impactar fortemente seus tomadores. Embora o modelo de negócios e o nicho da companhia lhe permitam obter receitas altas, as consequentes concentrações e o alto nível de créditos em atraso podem resultar em compressões de seus resultados finais ocasionalmente.

No primeiro semestre de 2017, a carteira de crédito da Omni cresceu quase 20%, e os ativos, aproximadamente 16%. As altas se devem à compra de carteira de terceiros, ao crescimento orgânico e ao maior apetite por risco em um ambiente mais favorável a seu nicho. A financeira reportou ganho de BRL29 milhões no primeiro semestre de 2017, beneficiada pela menor necessidade de provisões para perdas de crédito. As compras de carteiras de financiamento de veículos de terceiros geraram fluxo de receita adicional, além do propiciado pela carteira própria.

A financeira se beneficiou também da compra de ativos problemáticos. Um dos negócios da empresa atualmente é a compra e recuperação deste tipo de ativo. Nos ratings, a Fitch incorpora a estimativa de menor disponibilidade desta classe de ativos no mercado doméstico, em função da maior concorrência de outras instituições.

Dada a natureza de crédito ao consumidor para classes de menor renda, os índices de inadimplência da Omni normalmente são mais altos do que os reportados pelas atividades tradicionais de financiamento. A expertise em precificação é crucial para o êxito do nicho de financiamento de veículos muito usados, uma vez que o valor residual do ativo é muito limitado. Os indicadores de qualidade de ativos da Omni são monitorados frequentemente pelos gestores. Os altos custos de perdas de crédito normalmente são compensados por juros altos. Os riscos são atenuados em função do pequeno porte das transações individuais e do grande número de tomadores.

No primeiro semestre de 2017, a qualidade da carteira de crédito da Omni continuou estável, em parte, devido a uma forte recuperação de provisões oriundas do aumento da capacidade de pagamento de seus devedores inadimplentes. O índice créditos em atraso/total da carteira de crédito era de 29,3% ao final do primeiro semestre de 2017, em linha com os 28,3% do em 31 de dezembro de 2016. As provisões aumentaram para 69,4% no mesmo período. Os altos índices dos últimos semestres são, em parte, explicados pela compra de carteiras de crédito em atraso de terceiros com descontos significativos, mas que ainda assim exigiram provisionamento, pois os ativos precisam ser registrados até serem pagos ou baixados a prejuízo.

A Omni tem aproveitado determinadas oportunidades de negócio, o que vem aumentando fortemente sua alavancagem nos últimos quatro anos - de 4,3 vezes em 2013 para 8,2 vezes em junho de 2017 (considerando o indicador dívida/patrimônio tangível). Nos últimos trimestres, a empresa continuou diversificando suas fontes de captação. Atualmente, a financeira encontra-se em posição confortável, pois as captações no varejo, bem pulverizadas, cresceram bastante, ao mesmo tempo em que recursos captados por meio de securitizações de ativos para fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs) caíram de forma relevante. O crescimento significativo do volume de emissão de letras de câmbio diminuiu a dependência da companhia em relação a fontes de captação mais onerosas. A Omni também conta com cerca de BRL200 milhões de captação proveniente de seu principal acionista, em forma de depósitos a prazo e notas.

A financeira acredita que seu ambiente operacional continuará melhorando nos próximos semestres, dada a queda das taxas de juros, que beneficia suas margens e a situação financeira de seus devedores. Isto propicia menores custos de crédito para a Omni e impacta positivamente a rentabilidade a qualidade dos ativos.

Pelos cálculos da agência, a alavacagem e o índice núcleo de capital Fitch (FCC)/total de ativos ponderados pelo risco da Omni continua satisfatório: 10,5% ao final do primeiro semestre de 2017. A Fitch acredita que o FCC da Omni aumentará até o final de 2017, em razão do esperado aumento de lucratividade, que permite gerar capital interno. A companhia atende confortavelmente o capital regulatório mínimo exigido pelo Banco Central do Brasil apenas por meio de seu capital regulatório Nível I, que estava em 14,6% ao final de junho de 2017.


SENSIBILIDADES DOS RATINGS

Os ratings da Omni podem ser beneficiados pelo aumento mais forte de seus índices de receita operacional, pela contínua diversificação da captação, e pela melhora sustentada e significativa de seus índices de qualidade de ativos.

As baixas foram bem menores, e as recuperações, maiores no primeiro semestre de 2017, refletindo a melhor qualidade da carteira. Os ratings da Omni podem ser elevados se a companhia mantiver o índice Retorno sobre Ativos Médios (ROAA) operacional acima de 2% ao longo do ciclo econômico e melhorar seu FCC para em torno de 12% ao mesmo tempo em que permanece com adequada administração de ativos e passivos e provisões para perdas de crédito em linha com as tendências da qualidade de seus ativos.

Por outro lado, pressões negativas sobre o rating poderão surgir com a inesperada queda nos resultados operacionais e continuidade do ROAA operacional abaixo de 1,0%, combinado a um FCC abaixo de 9%; e/ou deterioração significativa de seus índices de qualidade de ativos.

 

Contato:
Analista principal
Robert Stoll
Diretor
+1 212-908-9155
Fitch Ratings Inc.
33 Whitehall Street

Nova York, NY 10004
Analista secundário
Jean Lopes
Diretor
+55-21-4503-2617
Presidente do Comitê de Rating
Rolando Martinez
Diretor-sênior
+503-2516-6619
Relações com a Mídia: Jaqueline Carvalho, Rio de Janeiro, Tel.: +55 21 4503-2623, E-mail:
jaqueline.carvalho@fitchratings.com.


INFORMAÇÕES REGULATÓRIAS:
A presente publicação é um relatório de classificação de risco de crédito, para fins de atendimento ao artigo 16 da Instrução CVM no 521/12.
As informações utilizadas nesta análise são provenientes da Omni S.A. Credito, Financiamento e Investimento.
A Fitch adota todas as medidas necessárias para que as informações utilizadas na classificação de risco de crédito sejam suficientes e provenientes de fontes confiáveis, incluindo, quando apropriado, fontes de terceiros.
No entanto, a Fitch não realiza serviços de auditoria e não pode realizar, em todos os casos, verificação ou confirmação independente das informações recebidas.
A Fitch utilizou, para sua análise, informações financeiras disponíveis até 30 de junho de 2017.

Histórico dos Ratings:
Data na qual a classificação em escala nacional foi emitida pela primeira vez: 11 de julho de 2011.
Data na qual a classificação em escala nacional foi atualizada pela última vez: 27 de setembro de 2016.
A classificação de risco foi comunicada à entidade avaliada ou a partes a ela relacionadas, e o rating atribuído não foi alterado em virtude desta comunicação.
Os ratings atribuídos pela Fitch são revisados, pelo menos, anualmente.                                                          
A Fitch publica a lista de conflitos de interesse reais e potenciais no Anexo XII do Formulário de Referência, disponível em sua página na Internet, no endereço eletrônico:
https://www.fitchratings.com.br/system/pages/299/Fitch_Form_Ref_2016.pdf
Para informações sobre possíveis alterações na classificação de risco de crédito veja o item: Sensibilidade dos Ratings.
Informações adicionais estão disponíveis em 'www.fitchratings.com' e em 'www.fitchratings.com.br'.

A Fitch Ratings foi paga para determinar cada rating de crédito listado neste relatório de classificação de risco de crédito pelo devedor ou emissor classificado, por uma parte relacionada que não seja o devedor ou o emissor classificado, pelo patrocinador (“sponsor”), subscritor (“underwriter”), ou o depositante do instrumento, título ou valor mobiliário que está sendo avaliado.
Metodologia Aplicada e Pesquisa Relacionada:
-- Metodologia Global de Rating de Instituições Financeiras Não-Bancárias, de 10 de março de 2017.


TODOS OS RATINGS DE CRÉDITO DA FITCH ESTÃO SUJEITOS A ALGUMAS LIMITAÇÕES E TERMOS DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE. POR FAVOR, VEJA NO LINK A SEGUIR ESSAS LIMITAÇÕES E TERMOS DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: HTTP://FITCHRATINGS.COM/UNDERSTANDINGCREDITRATINGS. ALÉM DISSO, AS DEFINIÇÕES E OS TERMOS DE USO DOS RATINGS ESTÃO DISPONÍVEIS NO SITE PÚBLICO DA AGÊNCIA, EM WWW.FITCHRATINGS.COM. OS RATINGS PÙBLICOS, CRITÉRIOS E METODOLOGIAS PUBLICADOS ESTÃO PERMANENTEMENTE DISPONÍVEIS NESTE SITE. O CÓDIGO DE CONDUTA DA FITCH E AS POLÍTICAS DE CONFIDENCIALIDADE, CONFLITOS DE INTERESSE; SEGURANÇA DE INFORMAÇÃO (FIREWALL) DE AFILIADAS, COMPLIANCE E OUTRAS POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS RELEVANTES TAMBÉM ESTÃO DISPONÍVEIS NESTE SITE, NA SEÇÃO "CÓDIGO DE CONDUTA". A FITCH PODE TER FORNECIDO OUTRO SERVIÇO AUTORIZADO À ENTIDADE CLASSIFICADA OU A PARTES RELACIONADAS. DETALHES SOBRE ESSE SERVIÇO PARA RATINGS PARA O QUAL O ANALISTA PRINCIPAL ESTÁ BASEADO EM UMA ENTIDADE DA UNIÃO EUROPEIA PODEM SER ENCONTRADOS NA PÁGINA DO SUMÁRIO DA ENTIDADE NO SITE DA FITCH.
Copyright © 2016 da Fitch, Inc., Fitch Ratings Ltd. e suas subsidiárias. 33 Whitehall St, NY, NY 10004.Telefone:
1-800-753-4824 (para chamadas efetuadas nos Estados Unidos), ou (001212) 908-0500 (chamadas fora dos Estados Unidos). Fax: (212) 480-4435. Proibida a reprodução ou retransmissão, integral ou parcial, exceto quando autorizada. Todos os direitos reservados. Ao atribuir e manter ratings e ao fazer outros relatórios (incluindo informações sobre projeões), a Fitch conta com informações factuais que recebe de emissores e underwriters e de outras fontes que a agência considera confiáveis. A Fitch realiza uma apuração adequada das informações factuais de que dispõe, de acordo com suas metodologias de rating, e obtém razoável verificação destas informações de fontes independentes, à medida que estas fontes estejam disponíveis com determinado patamar de segurança, ou em determinada jurisdição. A forma como é conduzida a investigação factual da Fitch e o escopo da verificação de terceiros que a agência obtém poderão variar, dependendo da natureza do título analisado e do seu emissor, das exigências e práticas na jurisdição em que o título analisado é oferecido e vendido e/ou em que o emissor esteja localizado, da disponibilidade e natureza da informação pública envolvida, do acesso à administração do emissor e seus consultores, da disponibilidade de verificações pré-existentes de terceiros, como relatórios de auditoria, cartas de procedimentos acordadas, avaliações, relatórios atuariais, relatórios de engenharia, pareceres legais e outros relatórios fornecidos por terceiros, disponibilidade de fontes independentes e competentes de verificação, com respeito ao título em particular, ou na jurisdição do emissor, em especial, e a diversos outros fatores. Os usuários dos ratings e relatórios da Fitch devem estar cientes de que nem uma investigação factual aprofundada, nem qualquer verificação de terceiros poderá assegurar que todas as informações de que a Fitch dispõe com respeito a um rating ou relatório serão precisas e completas. Em última instância, o emissor e seus consultores são responsáveis pela precisão das informações fornecidas à Fitch e ao mercado ao disponibilizar documentos e outros relatórios. Ao emitir ratings e relatórios, a Fitch é obrigada a confiar no trabalho de especialistas, incluindo auditores independentes, com respeito às demonstrações financeiras, e advogados, com referência a assuntos legais e tributários. Além disso, os ratings e as projeções financeiras e outras informações são naturalmente prospectivos e incorporam hipóteses e premissas sobre eventos futuros que, por sua natureza, não podem ser confirmados como fatos.
Como resultado, apesar de qualquer verificação sobre fatos atuais, os ratings e as projeções podem ser afetados por condições ou eventos futuros não previstos na ocasião em que um rating foi emitido ou afirmado.
As informações neste relatório são fornecidas "tais como se apresentam", sem que ofereçam qualquer tipo de garantia. Um rating da Fitch constitui opinião sobre o perfil de crédito de um título. Esta opinião e os relatórios se apoiam em critérios e metodologias existentes, que são constantemente avaliados e atualizados pela Fitch. Os ratings e relatórios são, portanto, resultado de um trabalho de equipe na Fitch, e nenhum indivíduo, ou grupo de indivíduos, é responsável isoladamente por um rating ou relatório. O rating não cobre o risco de perdas em função de outros riscos que não sejam o de crédito, a menos que tal risco esteja especificamente mencionado. A Fitch não participa da oferta ou venda de qualquer título. Todos os relatórios da Fitch são de autoria compartilhada. Os profissionais identificados em um relatório da Fitch participaram de sua elaboração, mas não são isoladamente responsáveis pelas opiniões expressas no texto. Os nomes são divulgados apenas para fins de contato. Um relatório que contenha um rating atribuído pela Fitch não constitui um prospecto, nem substitui as informações reunidas, verificadas e apresentadas aos investidores pelo emissor e seus agentes com respeito à venda dos títulos. Os ratings podem ser alterados ou retirados a qualquer tempo, por qualquer razão, a critério exclusivo da Fitch. A agência não oferece aconselhamento de investimentos de qualquer espécie. Os ratings não constituem recomendação de compra, venda ou retenção de qualquer título. Os ratings não comentam a correção dos preços de mercado, a adequação de qualquer título a determinado investidor ou a natureza de isenção de impostos ou taxação sobre pagamentos efetuados com respeito a qualquer título. A Fitch recebe pagamentos de emissores, seguradores, garantidores, outros coobrigados e underwriters para avaliar os títulos. Estes preços geralmente variam entre USD1.000 e USD750.000 (ou o equivalente em moeda local aplicável) por emissão. Em certos casos, a Fitch analisará todas ou determinado número de emissões efetuadas por um emissor em particular ou seguradas ou garantidas por determinada seguradora ou garantidor, mediante um único pagamento anual. Tais valores podem variar de USD10.000 a USD1.500.000 (ou o equivalente em moeda local aplicável). A atribuição, publicação ou disseminação de um rating pela Fitch não implicará consentimento da Fitch para a utilização de seu nome como especialista, com respeito a qualquer declaração de registro submetida mediante a legislação referente a títulos em vigor nos Estados Unidos da América, a Lei de Serviços Financeiros e Mercados, de 2000, da Grã-Bretanha ou a legislação referente a títulos de qualquer outra jurisdição, em particular. Devido à relativa eficiência da publicação e distribuição por meios eletrônicos, o relatório da Fitch poderá ser disponibilizada para os assinantes eletrônicos até três dias antes do acesso para os assinantes dos impressos.
Para a Austrália, Nova Zelândia, Taiwan e Coreia do Sul apenas: A Fitch Austrália Pty Ltd detém uma licença australiana de serviços financeiros (licença AFS no337123.), a qual autoriza o fornecimento de ratings de crédito apenas a clientes de atacado. As informações sobre ratings de crédito publicadas pela Fitch não se destinam a ser utilizadas por pessoas que sejam clientes de varejo, nos termos da Lei de Sociedades (Corporations Act 2001).
POLÍTICA DE ENDOSSO - A abordagem da Fitch em relação ao endosso de ratings, de forma que os ratings produzidos fora da UE possam ser usados por entidades reguladas dentro da UE para finalidades regulatórias, de acordo com os termos da Regulamentação da UE com respeito às agências de rating, poderá ser encontrada na página Divulgações da Regulamentação da UE (EU Regulatory Disclosures) no endereço eletrônico www.fitchratings.com/site/regulatory. Ao status de endosso de todos os ratings
Internacionais é informada no sumário da entidade de cada instituição classificada e nas páginas de detalhamento da transação de todas as operações de finanças estruturadas, no website da Fitch. Estas publicações são atualizadas diariamente.

Fonte: Fitch Ratings

Notícias relacionadas

2017-10-03 11:05:00

Concorrente do Nubank permite planejar saque do cartão de crédito

Aplicativo da empresa oferece o recurso de escolher quanto você quer sacar e ver quanto terá que pagar Leia mais.
2017-10-03 02:00:00

Presídios e microcrédito humanizados disputam Prêmio Empreendedor 2017

Vencedores das duas categorias do concurso serão conhecidos em 6 de novembro, em SP. Leia mais.
2017-09-27 04:00:00

Fitch eleva Rating da Omni para ‘BBB(bra)’; Perspectiva Estável

Fitch eleva o Rating Nacional de Longo Prazo para ‘BBB(bra)’ e afirma o Rating Nacional de Curto Prazo em ‘F3(bra)’. Leia mais.